icon tituloO Consórcio PróUrbano

O PróUrbano é o Consórcio vencedor do Edital de Licitação do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Foi criado de acordo com as exigências do Edital. De lote único, é formado por três empresas: Rápido D'Oeste, Transcorp e Turb. As três empresas já operavam o sistema anterior e formaram o Consórcio PróUrbano.

A licitação foi realizada após 27 anos de contrato. A assinatura do novo termo de compromisso aconteceu em janeiro de 2012 e em maio o PróUrbano assinou o contrato de concessão com a Prefeitura de Ribeirão Preto.

O Consórcio modernizou e continuará modernizando todo o sistema de transporte ao longo dos 20 anos de vigência do contrato, que poderá ser prorrogado por até mais 20.

De acordo com o Edital de Licitação, os investimentos somam a ordem de 131 Milhões de reais. Entre eles, estão a construção de dois Terminais Centrais, oito Estações de Integração nos Bairros, Parada de Ônibus na Praça das Bandeiras, 500 abrigos em pontos de parada, câmeras de vídeo, sistema completo de monitoramento, etc. Além de veículos zero quilômetro com maior capacidade de passageiros e 100% da frota acessível à cadeirantes, com elevador.

É um projeto modelo que leva o transporte de Ribeirão Preto a posição de referência no Brasil.